quarta-feira, junho 30

TCU recomenda aprovação das Contas do Governo Bolsonaro de 2020


 

O TCU - Tribunal de Contas da União - emitiu nesta quarta-feira parecer pela aprovação das Contas do Governo Federal de 2020, com ressalvas. O exercício de 2020 era particularmente complicado devido a terem existido dois orçamentos e pelos gastos muito maiores com a Pandemia da Covid-19.

Numa sequência de péssimas notícias, o Presidente Jair Bolsonaro pode respirar um pouco mais aliviado, uma vez que foi por causa de relatórios negativos oriundos do TCU que Dilma Rousseff caiu. Clique aqui e leia matéria do Site Poder 360. Agora depende do Congresso. E lá, sabemos que o Governo ainda tem maioria.

Não chega a aliviar o pesado clima, mas é sempre bom ter as Contas aprovados. As ressalvas não levam a cassação. E isso é muito mais do que o Governo vem conseguindo.

27 anos do Plano Real: como uma equipe de economistas salvou o Brasil do desastre total

FHC com as extintas notas de 1 Real

 

Os mais jovens, quem tem menos de 35 anos, se assustam quando a Inflação chega a 1% ao mês. Acham isso um absurdo e já dizem que tudo está fora do controle. O que diriam se como eu tivessem vivenciado, com alegria, que a inflação fosse 1% ao dia? Era um grande sinal, nos períodos de hiperinflação que ela fosse de 1% ao dia. Parece piada, mas isso já aconteceu.

Tudo começou a mudar quando o então Ministro das Relações Exteriores Fernando Henrique Cardoso ( PSDB-SP ) aceitou uma delicada missão: assumir o comando da Economia. Emprego a época que representava perder prestígio e a cabeça em pouco tempo. Num determinado período do Governo Itamar Franco ( 92-94 ), 3 foram Ministros em apenas 2 meses. Era um emprego de risco e FHC é Sociólogo e tem ZERO formação na área. Mas topou o desafio porque, claro, tinha ambições políticas.

Ele assumiu a pasta e foi atrás de um equipe para controlar a inflação, fazer crescer a economia e garantir estabilidade cambial. Pare ciam metas ambiciosas demais, mas o Plano que lhe ofereceram era perfeito para isso. André Lara Resende e Pérsio Arida são considerados os principais mentores, mas nomes como o de Pedro Malan ( que foi o Presidente do Banco Central e depois Ministro da Fazenda de FHC ), Armínio Fraga e Gustavo Franco ( que seria Presidente do Banco Central ) dentre outros. Esta equipe tinha tocou o plano que foi feito em diversas fases, não mais com um dia D, aquele em que tudo é feito.

Os homens que mudaram o Brasil para sempre


Para entender os passos, sugiro a leitura deste texto aqui e desta entrevista de Edmar Bacha, membro da mencionada equipe. Uma grande diferença é que não houve congelamento de preços, o que quase fundia a cabeça do Presidente Itamar, que sempre perguntava quando aconteceria o tal congelamento. Outra grande diferença é que não apenas cortou-se zeros da moeda, então Cruzeiro Real e sim criou-se uma nova: o Real.

Em Abril, veio a conversão de Cruzeiros Reais em URV - Unidade de Real de Valor - onde na prática a nova moeda já estaria me vigor. No dia 1º de Julho veio a conversão final: 2.750,00 CR$ viraram 1,00 R$. E veio o fim da hiperinflação. Como que por um passe de mágica. Passados 27 anos parece fácil explicar, mas não foram dias fáceis. Muitos apostavam contra, sobretudo o então líder das pesquisa: Luiz Inácio Lula da Silva. 

Fernando deixara o Governo bem antes e o Ministro já era Rubens Ricupero. Lançou-se candidato pelo PSDB e venceu facilmente no primeiro turno, quando o dólar valia praticamente um real. Foi barbada e quanto mais o PT batia no Plano, mais Lula caía e FHC subia. Daí a afirmação do título. Isso porque se o PT foi danoso para a economia com o Plano Real fortalecido, imagina o que aconteceria se Lula vencesse em 1994 ainda com a tese de dar calote na Divida Externa?

FHC Governou quase que num mar de cruzeiro em seu primeiro mandato e foi re-eleito no primeiro turno em 1998, Emenda aprovada em 1996 e sobre a qual pairam até hoje suspeitas de corrupção. Aprovou as primeiras regras de Previdência, mas começou a ruir com a desvalorização do Real em Janeiro de 1999. Veio o apagão de 2001 e o resto todos lembram. 

Mas uma coisa não mudou: o Brasil superou a Hiperinflação. Mesmo que os Governos do PT tenham trocado o endividamento externo pelo interno, as bases do Plano Real seguem praticamente os mesmos. E a Estabilidade é um feito que jamais pode ser ignorada e negado a quem de direito: FHC e os membros da equipe. 

Essa Estabilidade completa 27 anos amanhã. E acredite que sem ela o Brasil seria muito pior do que é hoje, porque inexiste nação desenvolvida com Hiperinflação. E sem Fernando Henrique aceitar aquele convite, nada disso teria acontecido.

WhatsApp agora pode realizar transações financeiras. Mas você sabe quais?

 

A Modernidade não anda, nem trota. Ela corre é de Ferrari mesmo, a 300km/h. Parece que foi ontem, mas o WhatsApp tem quase uma década. E depois de revolucionar as formas como as pessoas se comunicam e colocar até mesmo a Teles em cheque, a revolução do momento é o mercado financeiro.

Já com alguns meses em operação, o aplicativo do grupo de Mark Zuckberg proprietário do Facebook, tem serviços interessantes. Mas o amigo leitor sabe quais são eles? Serviços que, creio eu, em poucos anos farão com que os Bancos como os conhecemos hoje deixem de existir.

Aqui nesta matéria do Site Metrópoles veja todos os serviços e como usá-los. Vale a pena.

Até quando o Portal da Transparência seguirá sem as informações que a Lei obriga?

 


Depois de quase um mês da primeira denuncia, o Portal da Transparência do Município do Salgueiro em claro descumprimento da Legislação. Dados da AEDS de 2021 não existem, do Fundo de Previdência seguem constando apenas pagamentos de tarifas bancárias e a dinâmica do acesso ao da Prefeitura é ruim e não detalha da forma correta a Receita e Repasse realizados.

Quanto ao Funpressal existe uma ilegalidade maior: de acordo com a SPREV - Secretaria de Previdência do Ministério da Economia - Fundos Segregados ( com separação de servidores por data de entrada ) tem por obrigação de terem duas Contabilidades, uma para cada Massa. E no portal temos apenas uma. E mesmo assim parcialmente.

A quem interessa esconder os dados? Com toda certeza, não é a população. E isso tem quase 1 mês, tempo que daria para realizar contratação de empresa, de importar dados e de adequar plenamente o Portal ao que se exige pela Lei.

Como dito no post anterior, é muito Marketing para praticamente nenhuma ação. E estas poucas ações nem podem ser verificadas pelo cidadão. 

Quando o Blog desnuda a incompetência da Prefeitura

 



A Prefeitura do Salgueiro tem uma equipe de marketing que não se sustenta a uma simples confrontação com a realidade. Eles são bons em criar artes, preparar campanhas mas elas não encontram ressonância nas ações do "mundo real". Exemplo disso são as imagens acima: no site da Prefeitura fala-se de modo bem efusivo de que os animais serão apreendidos por que podem causar acidentes e etc. E diz que o serviço está em ação em todo o Município.

Ai eu recebi no Grupo de WhatsApp deste Blog, duas imagens que virou post do Blog onde um cavalo aparece "capinando" o centro da cidade. Parece até piada, mas é isso mesmo: marketing Sonrisal, que não se sustenta com um confronto com a realidade.

Seguiremos de olho e cobrando. Porque Marketing só serve quando o Governo é bom. E não é - nem de perto - o caso...

segunda-feira, junho 28

Após 20 dias, Polícia de Goiás encontra Lázaro Barbosa que morre em troca de tiros

 

Nas primeiras horas desta manha de segunda, a Polícia de Goiás encontrou e alvejou Lázaro Barbosa, que fugia a 20 dias. Em uma troca de tiros, ele foi alvejado e chegou a ser socorrido para um Hospital de Cocalzinho de Goiás, onde teria chegado sem vida.

Com isso termina o clima de terror em que a região foi jogada com caçada. Ele que matou 4 pessoas da mesma família do Distrito Federal e foi se refugiar na área do Estado de Goiás, onde ele cresceu e conhecia a área. As primeiras informações dão conta de que pessoas das cidades estavam auxiliando ele e estas serão investigadas.

Com a morte de Lázaro, contudo, o assunto sobre os chamados "saidões" não pode desaparecer. Ele foi liberados 3 vezes e em todas elas aproveitou para fugir. Outro debate necessário é de como aprimorar o uso da Psicologia Forense, que vem sendo ignorada de forma sistemática por Juízes e Promotores. Lázaro não era pra ter sido liberado se o parecer dele fosse levado a sério.

Fim de um caso trágico, mas que não pode arrefecer o endurecimento da legislação para manter pessoas como Lázaro presas e as pessoas fora das prisões a salvo.

Focus segue na mesma: aumento da Inflação, do PIB e uma retração do Dólar


O Banco Central, como faz toda segunda-feira, divulgou o Boletim Focus que é a média das projeções dos Analistas de Mercado. Bom, este Boletim mede a temperatura da economia, não só para hoje, mas para os próximos meses. Assim o mercado segue projetando aumento da IPCA, o principal índice de Inflação. E o faz pela 12ª segunda semana consecutiva.

Por outro lado, o PIB também vem com altas a 10 semanas. Mas junto com inflação isso não é exatamente uma grande notícia. Explicando: o ideal é que a inflação apareça depois da retomada econômica, mas ela vem antes do boom de crescimento e isso pode, em algum momento, trazer menos crescimento. Adicionalmente, isso empurra a SELIC pra cima e isso encarece os empréstimos para todos e faz com que o Governo tenha que pagar mais juros, o que termina por gerar mais inflação.

A semana começa com uma perspectiva de mais queda da cotação do Dólar, devido a entrada da moeda no mercado que é atraída pelo aumento dos juros. E também devido ao excesso da moeda no mercado, graças as injeções feitas pelo Governo Biden. Com a cotação em baixa, isso ajudará no segundo semestre a conter mais a inflação, uma vez que importar será menos caro.

As Bolsas Europeias abriram em queda, devido ao medo quem a Variante Delta e um crescimento dos casos de Covid-19 no Continente. Caso isso se confirme, teremos um impacto grande na retomada do crescimento. E as Bolsas trabalham basicamente de perspectivas e as de hoje não parecem tão otimistas assim. É de se esperar que a Bovespa também siga este movimento. Ainda mais com o Covaxingate apenas no seu primeiro dia útil.

Descaso: animais vagando no Centro da Cidade

 


Imagens das primeiras horas da manhã desta segunda. Parece algo normal para alguns, mas não é. Isso não pode acontecer em caso algum porque existem riscos ao trânsito e sanitário. A Prefeitura precisa recolher estes animais e punir os donos destes com multas. 

Estamos de olho. E preocupados com o descaso, quando em 2 dias fecharemos o primeiro semestre.

domingo, junho 27

Depois da Sessão de Sexta, o assunto da semana será o Covaxingate

Deputado Luiz Miranda fez pesada acusação...

 

Quando o Deputado Luiz Miranda ( DEM-DF ) informou em uma conversa privada que iria "implodir" a Republica, ele certamente sabia o que falava. Na Sessão de sexta, ele trouxe a tona, ao lado de seu irmão Luiz Ricardo que é servidor de carreira no Ministério da Saúde, denuncia que pode - pelo menos - causar muita dor de cabeça ao Governo Bolsonaro.

Primeiro tomamos conhecimento do que significam "invoices", que são como Notas Ficais internacionais, documentos cruciais em importações. Depois que existiram 3 versões do mesmo documento acerca da compra de Vacinas Covaxin, da empresa Indiana Barath Biotech, com erros curiosos, para ser polido. Erros desde valor, quantidade, prazo até chegar no que é mais suspeito: antecipação não prevista em contrato, e para ser creditado para um terceira empresa, a Madison Biotech, sediada em um paraíso fiscal. Coisas, pelo menos, suspeitas.

O irmão do Deputado, Luiz Ricardo, disse que recebeu diversas ligações de seu chefes imediatos cobrando a liberação do documento que garantiria a importação do imunizante. E ele argumenta que não daria, porque eram vários os impedimentos, um deles o prazo de validade do lote ( que venceria em Abril ) e a não autorização da ANVISA. Aqui cabe lembrar que o Presidente Bolsonaro dissera diversas vezes que somente compraria Vacinas com aprovação da Agência. Não era o caso da Covaxin.

Diante das pressões, o servidor manteve conversas com o com Deputado. E num sábado, dia 20 de março, eles foram até o Presidente. E que convenhamos: o Deputado tinha cartaz, porque não é todo mundo que vai até o Alvorada para reunir-se com o presidente, sobretudo num sábado. E foi que, segundo Luiz Mirada, o Presidente lhe disse o nome de um Deputado que estaria envolto no rolo, logo depois de Luiz explanar sobre os indícios nada republicanos. Durante a Sessão o Deputado tentou de todas as formas evitar o nome, mas quando a Senadora Simone Tebet lhe interpelou ele entregou o nome: Ricardo Barros, atual líder do Governo na Câmara dos Deputados. Abaixo o vídeo do momento:


Então, os Senadores passaram a unir os pontos soltos. O primeiro deles o fato de que foi Ricardo Barros quem apresentou Emenda a um projeto votado depois de insistência do Senador Randolfe Rodrigues, visando acelerar aquisição do imunizante da Pfizer. A Emenda previa que a Agência Reguladora da Índia entrasse na lista das Agências internacionais que passariam a contar para liberação de importação de Vacinas. A segunda é que Ricardo Barros tem envolvimento com a Precisa Medicamentos, justamente a empresa que intermediava o negócio com os indianos.

Segundo Luiz Miranda, o Presidente informou que enviaria os detalhes recebidos para a Polícia Federal para que tudo fosse 100% esclarecido. Acontece que, ao que consta, isso não foi feito. Segundo versão - a segunda apresentada - o Presidente acionou o Ministro Eduardo Pazuello ( que sairia no dia 23/03 ). Logo como Pazuello conseguiu isso no domingo e na segunda, se na terça o Ministro já era Marcelo Queiroga? Além disso, sabendo que Ricardo Barros estaria envolvido, como o Presidente o manteve - até agora - como seu líder? E porque raios, Onyx Lorenzoni disse que somente agora é que seria feita uma investigação, e mesmo assim com o foco no servidor que denunciara o suposto esquema?

Por fim é preciso pontuar que o Servidor Luiz Ricardo evitou a importação direta e o pagamento da antecipação de 45 milhões de dólares, por meio da Madison Biotech, Embora uma outra servidora, a gestora do contrato tenha dado andamento, até agora nenhuma vacina chegou ao Brasil. E o próprio Luiz Ricardo seguiu no cargo que ocupa, tanto que na sexta chegara dos EUA onde fora buscar as doses do imunizante da Jansen, doados pelo Governo Biden.

Agora nesta semana o Governo precisará - kkkkkk - explicar muita coisa. Mas dado como age o presidente, não devemos esperar nada além de agressões aos membros da Imprensa que perguntarem, sobretudo se forem mulheres. Abaixo, arremato com um momento cômico da Sessão de Sexta, quando o Senador Marcos Rogério ficou sem fala quando sugeriu saber a motivação de Luiz Miranda:

sexta-feira, junho 25

Caso Covaxin: Luiz Ricardo depoe hoje a tarde na CPI ao lado irmão Luiz Miranda

 

"CPI sabe-se como começa, mas jamais como termina". Essa é um máxima antiga em Brasília e que vale para o caso da atual, que começou para investigar os erros cometidos no combate a pandemia e agora existe a perspectiva de que tenha-se chegado em um caso de corrupção. 

O caso da Covaxin é cheio de pontos nebulosos, desde a insistência do Governo nela em detrimento do que fora feito com relação a Pfizer, sem aprovação da Anvisa, ainda sem a terceira fase concluída e com uma atravessadora.

Nesta semana chegamos ao fato de um Servidor em Março foi até o Presidente Jair Bolsonaro para informar que existiam indícios de corrupção, por ele sofrer diversas pressões para autorizar a compra da vacina, inclusive com pagamento adiantado. Tudo isso feito por parte da Precisa Medicamentos, uma atravessadora. 

E fica pior ainda, pois existe uma segunda empresa, a Madson Biontech que tem sede em Singapura e fica numa casa onde diversas outras empresas funcionam, todas elas de fachadas. Pois é, parece algo realmente fora do propósito. 

E o Presidente disse hoje de manhã que não recebeu informação alguma, mas que Onyx Lorenzoni disse na quarta que o Presidente falou que pediu a Eduardo Pazuello ( na época já demissionário ) averiguar. E que os irmãos disseram que o Presidente ficou de mandar para a Polícia Federal. E este encontro, não negado pelo Palácio do Planalto, foi no dia 20 de Março. E só agora o Governo decidiu investigar... mas os denunciantes, não os supostos crimes praticados.

A sessão começa às 14:00 desta sexta. E será extremamente concorrida.

Ministro Paulo Guedes entrega ao Presidente da Câmara, projeto que altera cobrança de Imposto de Renda


 

O Governo Federal está acuado. Seja pela CPI ou pelas pesquisas de opinião, é urgente a produção de boas notícias. E, coincidência ou não, hoje o Ministro da Economia Paulo Guedes foi a Câmara dos Deputados entregar Projeto de Lei que altera a cobrança do Imposto de Renda.

A proposta é alterar a faixa de isenção que atualmente é pouco menos de 2mil reais e levá-lo para 2,5mil reais e para o ano que vem chegar em 3mil reais. Assim, segundo o próprio Guedes, a quantidade de pessoas que ficarão livres de pagar IR sairia de 8 milhões para 16 milhões. 

Para compensar o que deixa-se de arrecadar a saída é, claro, cobrar em outros pontos. E a principal alteração será feita taxando os Dividendos ( divisão dos lucros das empresas ) atualmente isentos. A taxação seria de 15%, mas não para por ai. Quem receber acima de 40 mil reais no ano, perderá o direito a pagar o imposto pela forma Simplificada. 

Sabemos que o Governo não tem como cortar impostos, no máximo liberar de um lado e cobrar de outro. Em todo caso, a ideia ajudará uma parcela considerável da população, justamente os que mais são taxados atualmente. A medida também alterará o Imposto para as Empresas, visando aliviar também para as menores, mas taxando nas maiores. 

Agora é aguardar para ver o que será feito no Congresso. E isso, no Brasil sempre é um risco e tanto.

quinta-feira, junho 24

Bolsa sobe e dólar cai mesmo em dia com apreensões acerca do caso Covaxin



Nesta quinta feira,  24, enquanto o Nordeste vivencia o São João como pôde o mercado financeiro seguiu a toda. E mesmo com uma certa apreensão com as questões políticas, o Mercado terminou com bons indicadores: Boveaspa em alta e o Dólar em queda.

Pelo quinta dia seguido, o Dólar tem caído em sua cotação. Isso, claro, é uma boa notícia para todos, uma vez que a moeda americana é uma indexadora de exportações e importações, bem como de contratos firmados entre as Empresas e afeta o preço dos combustíveis. Mas porque esta queda acentuada? Dois fatores explicam: o excesso de dólar no mercado devido aos pacotes de incentivos do Governo Biden e o aumento da Taxa de Juros feita pelo Banco Central semana passada.

O Presidente Joe Biden fez uma mega injeção de dinheiro na economia e informa que outro pode ser feito, caso seja necessário para reativar a Economia dos EUA. Este pacote por si só puxa a cotação da moeda americana para baixo, mas ai entra o fato do aumento dos Juros no Brasil na equação.  Como a inflação está em alta ( mais de 8% no acumulo dos 12 meses ), o Banco Central somente tem uma alternativa: subir a Taxa SELIC. Com isso, o Brasil fica atraente aos investidores que aqui passam a ter uma excelente remuneração para os seus recursos. Mas este capital não é o melhor que podemos receber: é o especulativo. Enfim, não é nenhum grande feito do Governo que é o responsável por esta queda no Dólar. E por isso mesmo, tem um custo alto, porque sabem como funcionam os Juros né...

Enquanto isso, a Bovespa segue uma onda de otimismo internacional com aceleração da Economia na China e nos EUA, que claro, puxam o mundo. Assim sendo, e como a Bolsa vive de perspectivas, temos um aumento da cotação, como também é visto nos índices da Bolsa Americana na imagem que ilustra este post.

Trocando em miúdos: é bom, mas nem tanto. Mas poderia ser melhor. E para isso, o Governo precisa agir. E rápido.

quarta-feira, junho 23

Nitroglicerina pura: compra da Covaxin pode dar muitos problemas para o Governo Bolsonaro

Vacina Indiana não tem aprovação da ANVISA

 

O assunto Vacinas tem dado muita dor de cabeça ao Presidente Bolsonaro, isso sem falar nas mortes que não foram evitadas. Mais de 100 e-mails simplesmente ignorados da Pfizer, a não procura pelo imunizante da Jansen que foi testada no Brasil ( com excelente resultados, diga-se de passagem ) e as pesadas críticas para com a Coronavac formam um arco negacionista que resultou em mortes de brasileiros.

Além disso, o Presidente falou diversas vezes que somente compraria Vacinas que tivessem aprovação da ANVISA. Aqui eu quero informar que comprar neste tocante seria garantir a entrega, ou seja, estar no início da fila na hora em que os imunizantes estivessem prontos e testados. O que todos os Governos do Mundo fizeram, menos o Brasileiro. 

Mas ai chegamos na questão que trata o título deste post: as tratativas feitas pela Covaxin, da Indiana Bharat Biotech. Primeira coisa que chama atenção é que a ANVISA não liberou - até agora - a Vacina, mas mesmo assim o Governo negociou para tê-la, acertando contrato no valor de 1,6 bilhões de reais. E não fica só nisso: apenas para esta Vacina tem a figura de um atravessador, a Precisa Medicamentos. Que ficaria com um lucro de 500 milhões, quase 1/3 do Contrato. Por fim, existe denúncia de que foi feita pressão em cima de um servidor de carreira do Ministério da Saúde para que a compra fosse logo finalizada.

O que não se sustenta é porque apenas esta Vacina teve pressa por parte do Governo, sendo que ela não foi testado em brasileiros, não teve sequer a sua fábrica avalizada pela ANVISA, tem indícios nada republicanos de pressão e até de intermediação suspeita. E que até o Presidente ligou para o Primeiro Ministro Indiano para conseguir dar andamento na contratação. E afirmando que isso visava quebrar um suposto monopólio da Pfizer. E reitero: a ANVISA não tinha feito qualquer aprovação.

Como se isso não bastasse, tem a questão financeira. O custo da Covaxin é bem mais cara que a da Pfizer e com prazo de entrega mais demorado. O Ministro Eduardo Pazuello disse que achou cara o imunizante da Pfizer, mas aceitou e negociou por outra que era mais cara. Sem esquecer de lembrar que o mesmo Pazuello disse que o prazo de entrega era longo demais, quanto a Pfizer, mas o da Covaxin não tinha problema algum.

E por fim, o Deputado Luiz Miranda ( DEM ), que é irmão do Servidor pressionado. informou ao Presidente Bolsonaro sobre a pressão de outros pela pressa na aquisição da Covaxin. O Deputado já se reuniu com 5 Senadores e será ouvido possivelmente na sexta que vem. O que ele dirá tem o poder e Nitroglicerina Pura, como citei no termo.

Parece que o era um caso de Omissão - o que já seria gravíssimo - começa a ganhar contornos de métodos nada republicanos. E isso é algo que se restar provado, deixará o Presidente em péssimos lençóis.

terça-feira, junho 22

Quando os números da Pandemia atingem amigos nossa frustração aumenta


Quase 503.000 mortes. O Brasil passou de meio milhão de mortes e a conta prossegue aumentando. Ontem, a tragédia mais uma atingiu um rosto conhecido: o do engenheiro e ex-Secretário de Infra-Estrutura da Prefeitura do Salgueiro Claudio Souza Cavalcante faleceu na cidade de Fortaleza vitima de Covid-19.

Ele sempre foi uma pessoa atenciosa, muito amigo e extremamente leal. Agora soma-se a outras 503.000 pessoas que nos deixaram. E eu fico muito triste de que nem me despedir dele poderei. E outra vez somente podemos lastimar a morte de um amigo.

E uma triste coincidência: dois amigos meus que eram sócios numa Construtora morreram no mesmo ano, vítimas de Covid. A poucos meses perdemos Juarez Sobreira, que com Claudinho foi sócio na Construtora FAMJ.

Sabem o Portal da Transparência da Prefeitura do Salgueiro? Pois é, nada ainda...

 

As ilegalidades denunciadas por este Blog seguem no Portal da Transparência da Prefeitura do Salgueiro. Na imagem que ilustra este post temos que inexistem informações de 2021 da Autarquia Educacional do Salgueiro ( AEDS ) sobre o ano de 2021, que caminha para fechar sua primeira metade.

Reforço que isso é uma obrigação legal e passados seis meses é injustificável esta situação. Nenhum processo licitatório demora tanto, nenhuma jurídico é tão incompetente para demorar tanto para cumprir uma obrigação legal. 

Porque os dados da AEDS não estão disponíveis? Ai começam a especular e os Gestores dizem que é perseguição. Este Blog quer apenas o que lhe é de direito: acesso aos dados. Falando em AEDS, parece que nem mesmo o sistema interno funciona direito, com professores tendo sérias dificuldades para postarem as notas dos Alunos. Incompetência, pelo visto, não falta, já a obrigatória transparência...

Os dados da Previdência dos Servidores ( FUNPRESSAL ) seguem travado até Fevereiro, e seguem sem a separação que a Legislação do órgão obriga, devido a Segregação de Massas, que criou o Fundo Financeiro ( dos servidores mais antigos ) e do Previdenciário ( dos servidores que entraram a partir de 23/06/2006 ). Porque é tão complexo seguir uma norma tão simples?

O blog segue, ainda, aguardando resposta da Controladoria da Prefeitura e da Ouvidoria. E seguirá de olho, porque é o papel do cidadão cobrar o que lhe é de direito.

Nunca será apenas Futebol: Holanda presenteia Pandev com uma camisa em sua despedida

 

Ontem pela Eurocopa aconteceu um momento raro: quando uma lenda se aposenta levando sua Seleção ao seu momento mais alto. Foi o caso de Goran Pandev, que nasceu Iugoslavo e que em 1992 virou Macedônio ( na verdade, sempre foi, mas a Macedônia do Norte não era uma nação independente ). 

Ele é a maior estrela da história da Seleção. E com seu país estava eliminado, o jogo diante da fortíssima Holanda era uma mera formalidade. Mas não para Pandev. E também não o foi para os holandeses. Que por meio de seus jogadores entregaram uma camisa da Laranja para o adversário que se despedia da sua seleção.

Algo raríssimo. E merecido. E que mostra que nunca será apenas um jogo de 90 minutos. Para saber mais sobre quem é Pandev, leia este texto do ótimo site Trivela, que eu super recomendo.

segunda-feira, junho 21

Ainda existem Juízes em Brasília, parafraseando uma frase do Século XVIII

 


Agora pouco a Ministra Rosa Webber, do STF, decidiu o que qualquer pessoas instruída já sabia: uma CPI não tem PODERES para convocar um Governador. No ordenamento jurídico brasileiro, somente o STJ - Superior Tribunal de Justiça - e as Assembleias Estaduais tem tal poder. E em condições bem específicas. Assim como o Presidente não pode ser convocado pelo Congresso e muito menos por uma CPI, é um tanto óbvio que Governadores não o possam, não é mesmo?

Assim sendo, os Governadores somente comparecerão a CPI da Covid-19 se assim desejarem. Caso contrário, nem lá pisarão os pés. Claro que os Bolsonaristas tentarão arguir que isso é uma prova de culpa e de medo. Mas eles já sabiam disso. Cumprem um vergonhoso papel de espalhar uma tese furada para tirar de cima do Presidente a culpa pelo caos sanitário.

Ademais, os Governadores seguem sendo investigados pela PGR, pelo MPF e o MPE, além da própria Polícia Federal. Que são órgão competentes perante a CF para isso. Mas é claro que ouviremos os hordas bolsonaristas reagirem com imagens que tentarão contestar o STF e de que o mesmo está contra o Presidente. Mas isso é, infelizmente, comum.

Quanto a citação, ela contém uma belíssima história, que posto no fim deste texto. Afinal, para os que não sabem, sou formado em História.

No conto Le meunier de Sans-Souci (O moleiro de Sans-Souci) François Andrieux, o autor da célebre frase que intitula este artigo, narra que quando Frederico II, então Kaiser da Prússia, pretendia ampliar seu palácio de verão em Sans-Souci, encontrou resistência por parte de um moleiro, proprietário de um moinho que ocupava terras necessárias para a ampliação.

O Kaiser, após inúmeras propostas recusadas, teria chamado o moleiro à sua presença e, do alto de sua soberba, afirmara que poderia expropriar o moinho contra a vontade do moleiro se assim entendesse, ao que o moleiro respondera “Vous!… de prendre mon moulin? Oui, si nous n’avions pas des juges à Berlin” (Vós… tomardes meu moinho? Sim, se não houvessem juízes em Berlim).

O alcance da frase remete, portanto, ao papel crucial da Justiça. Que no caso poderia opor-se ao Kaiser contra um simples Moleiro. Por isso o trocadilho com Brasília no lugar de Berlim. Uma CPI pode muitas coisas, mas não tudo. E enquanto existirem Juízes, isso não acontecerá.

Presidente da Câmara, Agaeudes Sampaio, volta ao trabalho após recuperar-se da Covid-19

 

Hoje, 21, o Presidente da Casa Epitácio Alencar, Agaeudes Sampaio ( DEM ), retomou suas atividades. Depois de contrair a Covid-19 e ausentar-se por 15 dias, ele já despachou normalmente em seu Gabinete.

Em suas redes sociais, ele compartilhou texto que reproduzo abaixo:

Nesta segunda-feira, um novo ciclo começa, nasce a sensação de RECOMEÇO, de novas oportunidades. Uma chance de fazer o bem através das nossas atitudes e ações. 

Finalmente recuperado da Covid-19, agradeço a todas as mensagens e orações recebidas e anuncio o meu retorno ao trabalho. Continuarei buscando viver cada dia do mandato, ciente que estou aqui para cumprir o propósito dado por Deus, através do voto confiado pela população salgueirense. 

Minha primeira ação pós recuperação foi assinar a convocação e nomeação dos aprovados no Concurso da Câmara de Vereadores e hoje iniciamos o recebimento da documentação que efetivará o sonho desses profissionais. Feliz em ter a oportunidade de acompanhar de perto 🙏🏻

Muita novidade boa tá vindo aí, meus amigos. Continuem acompanhando nosso gabinete através das redes sociais.

500.000

Capa impactante da Folha

 

No último sábado o Brasil atingiu uma marca macabra: o de 500.000 mortos para a Covid-19. Era de esperar que algo assim gerasse - ao menos - um vídeo do Presidente da República se solidarizando com o seu povo, que ele decidiu Governar. Mas o que se viu um vazio, do tamanho da dor das famílias, algumas com  duas, três ou até mesmo mais percas. Falta senso de humanidade no Presidente Bolsonaro e nos seus Ministros. 

Apenas o atual ocupante do cargo na Saúde foi quem falou. Quase constrangido, como que com medo de ser repreendido. Enquanto isso chegam as informações de que o Governo Presidente resolveu investir na Vacina Indiana da Covaxin, mas contrariando tudo o que fora dito para comprar as outras. Coisas como aprovação da ANVISA não passava nem perto de acontecer. O prazo para entrega bem mais demorado do que a da Pfizer. E o preço bem maior do que o do imunizante da Pfizer. E que tal ser a única que teve um intermediário, o Laboratório Nacional Precisa?

Pois é. Não foi ao acaso que chegamos neste número trágico. E muito menos assusta - e isso é desesperador - que o Presidente não tenha se compadecido com a dor dos seus governados. Se tal vontade tivesse sido aplicada com outros imunizantes, esta marca não passaria nem perto de ser atingida. Mas caminhamos para superar os EUA, pois neste ritmo em muito pouco tempo chegaremos as 600mil.

E o Presidente segue atacando a vacinas, o distanciamento social e o uso das máscara. Sem falar que ele é hoje o único líder mundial que não tomou e nem tomará vacina, dando um péssimo exemplo.

sábado, junho 19

Miguel Coelho, Prefeito de Petrolina, fala sobre Pernambuco ser o pior estado para empreender


 
Esta semana saiu uma matéria do site Poder 360, mostrando levantamento do Banco Mundial onde Pernambuco e nossa Capital aparecem na rasteira para abrir uma empresa e empreender. Sobre isso. Miguel Coelho fala no vídeo. É preciso rever isso imediatamente e isso para por termos melhores representantes na Casa Joaquim Nabuco e no comando da Capital. Isso é inadmissível.

sexta-feira, junho 18

Prefeitura do Salgueiro derruba árvores do entorno do Açude Velho. Crime ambiental: Sim ou Claro?

Salgueiro hoje viu uma celeuma que choca: a Prefeitura do Salgueiro derrubou TODAS as árvores do entorno do Açude Velho - reitero, foram todas - do lado da Rua Ana Nunes de Carvalho. Entendo que isso seja um crime ambiental. Trago, abaixo dois vídeos, o primeiro com o Vereador Léo Parente e o segundo de um cidadão fazendo uma pergunta bem simples. Com a resposta a Secretária de Planejamento e Meio Ambiente - Eliane Alves.

 





Página do Portal da Transparência da AEDS amanheceu assim

 

Imagem autoexplicativa da irresponsabilidade da atual gestão com a obrigatória Transparência.

Brasil joga pro gasto, roda o elenco e goleia o Peru

 

Apesar da Covid-19, a Copa América segue acontecendo. E ontem o Brasil entrou em campo contra o Peru, um rival sempre perigoso, bastando lembrar que este confronto foi a final 2 anos atrás. O técnico Tite resolveu rodar o elenco, promovendo várias alterações. E jogando pro gasto o time passou o trator em cima dos peruanos por 4x0. Fora um certo baile...

Agora o time da CBF tem seis pontos e, como esperado, deve nadar de braçada para a semifinal. Neymar marcou mais um gol e por uma conta da qual discordo, está apenas 9 tentos de igualar ninguém menos do que o Rei Pelé. Ele é de fato um grande artilheiro, do qual eu sou fã declarado, santista que sou. Mas fazem auê demais sobre esta iminente marca a ser superada. 

Como disse aqui ontem, 52 casos de Covid foram confirmados em 4 Seleções, para a surpresa de um total de ZERO pessoas.

Em dia do Cloroquina Fest, Renan divulgará nomes que passam a serem investigados pela CPI

 

Hoje seria um dia esvaziado na CPI da Covid. Mas o Relator Renan Calheiros ( MDB-AL ) resolveu apimentar a dada. E o faz com a divulgação dos nomes que deixam a condição de testemunhas para o de investigados.

E porque Renan está fazendo isso hoje? Porque hoje dois médicos defensores da Cloroquina serão ouvidos pela Comissão. Logo, os defensores da Ciência, não participará da Sessão. E para não dar palanque para pessoas que negam as evidências robustas que comprovam a ineficácia da Cloroquina e da Ivermectina, se ausentaram da Sessão.

Os nomes da lista incluem ex-Ministros Eduardo Pazuello ( Saúde ) e Ernesto Araújo ( Relações Exteriores ), mas surpreende o do atual Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Estão também o da médica Nise Yamaguche, Maira Aguiar, Carlos Wizard e outros membros do Gabinete Paralelo.

Então teremos uma sexta-feira atípica em Brasília. 

Brasil melhora seus índices de reciclagem, mas está longe do ideal


Consciência. Palavra que, deveria, move o mundo. Todos precisam entender que o Mundo é um só, não existe reserva e nem podemos destruir este pensando num outro, porque este não existe. Dito isso, matéria do Site Um Só Planeta traz uma informação boa, mas nem tanto: melhoramos em reciclagem, mas o ritmo ainda passa longe do que deveria ser.

E o tal caso do copo meio cheio ou meio vazio. O estudo atual mostra que avançamos em relação ao anterior ( 757mil toneladas recicladas ante 550 mil em 2016 ), mas que isso representa apenas 3%. Nações como Alemanha, Coreia do Sul, Áustria e Eslovênia reciclam pelo menos 55%. É assustadora a diferença. 

Reciclar é fundamental, porque assim evitamos que a temperatura aumente, que geleiras derretam e que desastres naturais ( nem tanto assim ) destruam cidades e nações, vide o Haiti recentemente. Depende de cada um de nós, implementando e cobrando medidas de reciclagem. 

Não basta como em Salgueiro, termos um Aterro Sanitário regular, é preciso mais. Aqui temos ZERO ações de visem a reciclagem, que aliás gera recursos para as Cidades. O caminho é longo e afeta todos, sem distinção. Então, nos mexamos. Urgentemente.

Quadruplicam ações por Leitos de UTI últimos 3 meses. Mas nos Hospitais Militares diversos ficaram vazios


O G1, portal de notícias da Globo, traz hoje uma matéria que não me surpreende em nada: quadruplicaram ações na Justiça para conseguir Leitos de UTI. E o motivo é simples: a Covid-19 e quase 500mil mortes. Leia a matéria aqui, eu recomendo.

O que mais me surpreende, de fato, é a informação de que os Hospitais Militares ficaram com 350 leitos vazios em Brasília, enquanto pacientes do Distrito Federal morriam por falta de UTI. Isso sim é algo chocante.

Vivemos a mais grave crise sanitária de nossa história e mesmo assim os Hospitais das Forças Armadas deixaram leitos vazios. Quantas vidas seriam salvas se estes Leitos fossem usados? Isto é o que impacta, o que choca e o que revolta.

Assim são as coisas no Governo Bolsonaro, que ignorou 81 e-mails da Pfizer, mas em menos de 24 horas respondeu a Conmenbol aceitando a Copa América. Não se vacina e nem usa máscara, mas não libera vagas nos Hospitais Militares. E caminhamos a passos largos para 500mil mortes. 

Enfim, resta ao povo ir a Justiça. Embora quando não tem Leitos para os Civis, isso pode não resolver muito...

quinta-feira, junho 17

Quando é para se protegerem, Petistas e Bolsonaristas se unem. Quem ficar surpresa é muito ingênuo


Arthur Lira foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com irrestrito apoio do Palácio do Planalto. Não teve, portanto, apoio dos Partidos de Esquerda. Mas ontem os supostamente desafetos se uniram para se defenderem: aprovando em ritmo aceleradíssimo a mudança na Lei da Improbidade Administrativa.

Para isso, estiveram do mesmo lado pessoas como Eduardo Bolsonaro, Gleisi Hoffman e Carla Zambelli. Apenas dois partidos ficaram totalmente contra: PSOL e NOVO, aqui também uma combinação estranha, mas pelo menos para o bem da nação. Atualização: o Podemos também sinalizou voto contrário.

Nesta matéria da CNN você pode entender melhor como o texto atua contra o cidadão e para favorecer os corruptos. É a reação contra a Lava Jato comandada pelos corruptos de esquerda e de direita. Sabe como é, eles sempre atuam para se proteger e se perpetuarem no poder. Então quando você for votar, lembre deles. E eleja quem não se protege quando rouba. E como eles roubam...

Quem poderia esperar que 52 jogadores estariam com Covid durante a CEPA América?


A Copa América 2021 não tem nem 5 dias e já existem 52 jogadores/membros das Seleções contaminados com Covid-19. As Seleções da Colômbia, Peru, Bolívia e Venezuela tem membros que estão "presos" nos quartos dos Hotéis,  Isso dá, atenção, uma média de 13 pessoas por delegação.

E quem criticou a realização foi atacado, mas curiosamente todos os que defenderam agora se calam. Assim como os falastrões na CPI. 

Prefeitura do Salgueiro segue sem atualizar o Portal da Transparência


 

Transparência não é bondade, é obrigação. Tenho um amigo que diz que se aquilo que você fizer no seu órgão não puder ser dito numa Rádio, errado estarás. E a Prefeitura do Salgueiro segue sem atualizar devidamente o Portal da Transparência. que como disse é uma obrigação prevista por Lei.

Nas imagens acima temos que inexistem dados de 2021 para a Autarquia Educacional ( AEDS ) e de que as despesas da Previdência dos Servidores ( FUNPRESSAL ) estão limitadas a Fevereiro, mesmo que estejamos na segunda metade de Junho.

O Blog já tocou no assunto em duas postagens ( clique aqui ou aqui para ler ). E seguirá de olho, porque quem tanto se diz competente não disponibiliza sequer as informações mais simples. Lembrando que o Portal retrata aquilo que é feito nos Sistemas de Contabilidade, não precisa nem mesmo criar nada... 

Porque será que quando vão a CPI os Bolsonaristas, sempre falastrões, recorrem ao STF para ficarem calados?


Carlos Wizard, em bom português, é um covarde. Ele atuou desde o começo da Pandemia para que nada que a Ciência demanda fosse posto em prática. E pesa ainda sobre ele atuação em detrimento de uma Farmacêutica para produção de Vacinas, embora a Pfizer tenha "adulado" o Governo com 81 e-mails, todos solenente ignorados.

Depois que restou claro que o Brasil cometeu um crime, ele desapareceu. E ai veio a CPI e ele, claro, foi convocado. E o que ele, tão falastrão antes, fez? Foi para os EUA. E queria depor via remota. Sim, dos EUA. Grande valentão.

Agora ele recorreu ao STF ( e eu lembro que eles - bolsonaristas - detonam a Corte Suprema ) para ficar calado. E conseguiu, mas mesmo assim ele disse que não pode vir porque está sem passaporte. Mas como assim ele entrou nos EUA? Piada...

Covardes agem assim: ajudam a prejudicar a população e quando precisam se explicar, agem como verdadeiros Tatus. É o caso de Carlos Wizard e de praticamente todos os Bolsonaristas do Governo, seja ele o real ou o paraelelo.

Sete partidos se reúnem em busca de uma candidatura forte contra o dualismo Lula x Bolsonaro

 

Estamos a mais de 1 ano do início da campanha de 2022, mas para que se chegue a ela é preciso debater antes. E foi neste sentido que sete partidos sentaram para iniciar uma conversa que possa resultar em uma candidatura forte.

Cinco legendas foram representadas por seus Presidentes: PSDB, DEM, Cidadania, PV e Cidadania e contou com membros de outras duas ( MDB e Solidariedade ). Na pauta o objetivo comum de confrontarem a dualismo Lula x Bolsonaro. As legendas que estão mais no espectro do Centro, conversaram bastante e ao que parece todos saíram bastante animados.

Falta muito, claro para uma candidatura única em 2022. Mas é conversando que se entende. O PSD de Gilberto Kassab e partes do MDB também se reuniram em São Paulo. E isso é altamente salutar e que mais conversas aconteçam. O Brasil precisa, porque seria uma ruina total se tivéssemos 4 anos de Lula ou de Bolsonaro.

quarta-feira, junho 16

Banco Central aumentou a Selic em 0,75% e o que isso tem de perigoso para o Brasil


Durante um bom tempo, o COPOM - Comitê de Política Monetária - manteve a Taxa Básica de Juros em 2%, o menor valor desde que a mesma foi criada. Por exemplo, antes do Impeachment da Presidente Dilma Rousseff chegou a 14,25%. Mas o que aumento de hoje para 4,25% tem a ver com o nosso dia a dia? E porque isso é uma má notícia?

Comecemos pelo porque da alta da Taxa: a inflação, que está acumulada acima de 8% nos últimos 12 meses. Mas como a Inflação está em alta se a economia não avança? Bom, os gastos com a Pandemia e o Auxílio Emergencial não caíram do Céu, vieram atrás de emissão de Títulos Públicos, ou em linguagem comum: endividamento. Somemos a isso a questão do aumento do dólar ( que encarece tudo ) e o preço da energia elétrica disparando ( bem como o risco de racionamento ) e temos uma receita terrível. E vai piorar, acreditem.

A bandeira vermelha nível 2 foi disparada, os combustíveis seguem subindo e o emprego não se recupera. Tudo isso pressionou a inflação e para segurá-la o COPOM só tem uma ferramenta: aumentar os juros. E isso força, de imediato, mais inflação porque as empresas passam a ter um custo de financiamento mais alto e repassam isso aos preços. Por isso mesmo, a previsão é de que em 45 dias o COPOM suba 1% e depois mais 1%. Tudo isso visando que em Dezembro, a inflação esteja perto do controle. Os efeitos demoram entre 4 a 6 meses para serem sentidos.

Tal efeito também tem culpa do Governo Federal, que não endereçou reformas e nem mesmo privatizar a Eletrobrás conseguiu. Aliás, no caso da Estatal aliados do Governo transformaram uma coisa boa em uma coisa terrível, que pode gerar 400 bilhões em custos adicionais em 10 anos. E adivinha quem pagará esta conta?

Assim temos a parte final do enredo: Governo fraco tem que pagar mais juros para se financiar. E a cada seis meses é preciso emitir mais títulos para cobrir os que foram emitidos em anos anteriores e mais precisam ser emitidos porque o Governos gasta mais do que arrecada. E com a SELIC mais alta, logo a dívida aumentará em ritmo mais acentuado. E mais títulos precisarão ser emitidos...

E eu nem falei da negação do presidente quanto as Vacinas, que foram ignoradas por 81 e-mails...

segunda-feira, junho 14

Bovespa sobe com antecipação de vacinação em São Paulo



Mesmo com a Bolsa de NY e blue chips ( grandes empresas ) jogando contra, o Ibovespa subiu 0,59% no fechamento desta segunda, aos 130.207,96 pontos com volume financeiro de R$ 31,4 bilhões e foco na reabertura econômica. Os papéis favoritos foram os que estão ligados à retomada, após a antecipação do calendário de vacinação em SP (para 15/9, de 18/10 anteriormente). 

No câmbio, a expectativa de aumento da Selic nesta semana atraiu estrangeiros para a renda fixa e ajudou a empurrar o dólar para baixo (-1,02%, a R$ 5,0707). Já os juros futuros curtos subiram, refletindo a expectativa para o Copom de Quarta. A aposta majoritária é de alta de 0,75 ponto, levando a Selic para 4,25% ao ano. À espera do Fed - Banco Central dos EUA, NY foi misto: Nasdaq +0,74%; e S&P +0,18%, renovaram máxima histórica de fechamento. Dow Jones caiu 0,25%.

sábado, junho 12

Porque a Prefeitura não está mais garantindo quartos no Pronto Socorro se o recurso vem todos os meses?


 
Como eu disse ontem no programa de Maurício Ribeiro na Salgueiro FM, algo precisa ser explicado pela Secretaria de Saúde: o porque que não manteve seis quartos no Pronto Socorro São Francisco para pessoas que saem da UTI, mas ainda não possam receber alta.

Isso era feito no Governo anterior, com pagamento mensal de 42 mil reais. E a verba segue vindo todos os meses, mas agora os salgueirenses precisam pagar ou terem planos para usarem os quartos. E sabemos que a maioria da população não tem condições de ter nenhuma das duas coisas.

Cabe, portanto, ao Secretário George Arraes se posicionar sobre o porque da descontinuidade do serviço. E ao Prefeito Marcones Libório porque prefere comprar carro por seu gabinete e de outros secretários a dar qualidade no tratamento dos cidadãos. Ou ainda, porque corta na saúde e no Lazer, como fez com o Carcará.

Morre aos 80 anos Marco Antônio de Oliveira Maciel


Nunca votei em Marco Antônio de Oliveira Maciel. Quer dizer, em 94 eu votei, porque votei em Fernando Henrique Cardoso pra Presidente. Mas nas suas campanhas de 2002 e 2010 não o escolhi. Mas mesmo jamais tendo votado nele, reconhecia nele um político hábil em costurar alianças ( afinal, não é qualquer que vira Vice-Presidente, não é mesmo? ).

Foi Deputado e o último Governador biônico de Pernambuco, que eram indicados pela Ditadura Militar. Na eleição de 1982 foi eleito Senador, cargo para o qual foi re-eleito em 1990 e voltaria a ser eleito, após deixar a Vice-Presidência, em 2002. Em 2010 foi derrotado pela onda Lulista. Nos últimos anos foi acometido de Mal de Alzheimer e morava em Brasília, para ter um melhor atendimento médico.

Em toda sua carreira não lhe foram atribuídos escândalos de enriquecimento ilícito, embora sejam famosas duas histórias: a das Barragens de Sonrisal e o Estádio do Arruda. Na primeira ele entregou diversas barragens em final de mandato, em campanha pelo Senado em 1982. Quando as primeiras chuvas caíram, elas simplesmente arrebentavam como um comprimido de Sonrisal diante da água num Copo. A segunda é de que ele praticamente quebrou o Bandepe - Banco do Estado - para concluir o Estádio do Arruda, que não por outro motivo se chama José do Rego Maciel, apenas o pai de Marco Maciel.

Enfim, em se tratando de políticos, não é nada que nos assuste. Hoje ele nos deixou aos 80 anos, descansando de um longo drama e que o fez ir sem saber sequer quem fora.

sexta-feira, junho 11

Nepotismo na Prefeitura do Salgueiro?


Esta portaria não está errada não, o Prefeito de Salgueiro Marcones Libório ( PSB ) nomeou a própria filha para um cargo de Articuladora Municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança. A portaria é, atenção, retroativa a 01/02/2021. 

Pois bem, como podemos, Vanessa é Odontóloga Concursada, inclusive recebeu salário em Maio, último mês em que teve folha paga, conforme pode ser visto na imagem abaixo:


Mas desde Janeiro que ela recebe, mensalmente, o salário como Odontóloga, conforme esta outra imagem ( retirado do portal da transparência, aquele que não estava atualizado ):


Porque uma portaria para mudar o local de serviço de uma Funcionária em 07 de Junho, que recebeu salários até Mai , e produzindo efeitos 4 meses atrás? Qual o intuito de tal mudança, logo com a sua filha? Com a palavra, o Senhor Prefeito.

Calamidade para quem? Prefeitura divulga licitação de 10 milhões de reais na vigência de um Decreto de Calamidade Financeira

 

Um dos primeiros atos do Governo Marcones Libório ( PSB ), foi editar um Decreto de Calamidade Financeira. Curiosamente, este tipo de expediente facilita as contratações e exime de Licitação diversas ações que são obrigatórias quando não existe tal Decreto. Isso nem é uma prática incomum, mas algo de muito peculiar existe neste: não tem prazo. 

Como assim um Decreto de Calamidade Financeira não tem prazo de validade? E que Calamidade é essa onde a Prefeitura decide contratar uma empresa ao custo de até 10 milhões? Isso sem falar que abriu licitação para Adquirir Veículos novos com recursos próprios, no total de quase 500 mil reais? E o que dizer de locação de máquinas, também com valor próximo de 500 mil reais? Ou ainda adquirir Celulares?

Alguns dirão que serão contratados 300 pessoas, mas se estamos em Calamidade Financeira. não seria o caso de se economizar estes recursos? No entanto quando o assunto é recuperar recursos que são direitos do município, ai não pode contratar. Curiosamente... ou não.

Muito Marketing e pouca ação: vídeo de cidadã mostra o descaso com a Pista de Cooper

 

Moradora, que não se identifica, gravou vídeo reclamando da situação da Pista de Cooper, localizada no Bairro Divino Espírito Santo. Convém lembrar que até vídeo super bem editado o Governo Marcones Sá ( PSB ) colocou na Rede sobre a limpeza do Açude Velho. E a cidadã diz que não tem a quem recorrer, então o Blog divulga e aguarda que as autoridades competentes apareçam.

Parece realmente o caso da frase no título do post: muito marketing e pouca ação.