quinta-feira, novembro 10

E não é que Trump venceu?

Bem assim mesmo ficaram os dois com o resultado...
Contrariando pesquisas, opiniões, analistas e o bom senso o presidente eleito nos EUA foi Donald Trump, derrotando a ex-Primeira Dama Hillary Clinton no Colégio Eleitoral ( 306 x 232 ), mas perdeu por menos de 300 mil votos. Ele será o 45º Presidente dos EUA, em substituição ao primeiro negro a ocupar o cargo, Barack Obama.

O resultado deixou o mundo perplexo e muito preocupado, mas é facilmente explicável: Trump pregou para os seus durante toda a campanha, buscando com que o eleitorado conservador fosse votar em massa. E foi o que aconteceu. Hillary ficou combatendo Trump e não conseguiu cativar o seu eleitorado a ir votar. Nada pode ser mais lógico.

E que eleitor é esse que Trump cativou? O eleitor branco, com baixa escolaridade e que perdeu seu emprego com a Globalização. Esse eleitor é conservador convicto mas não foi votar nas últimas eleições porque os candidatos Republicanos deixaram de falar o que eles queriam ouvir. E Trump veio com música para os ouvidos deles. A taxa de comparecimento deste eleitor foi a mais alta desde 1980, quando Ronald Reagan foi eleito pela primeira vez.

Agora com Trump eleito ele terá que adequar a sua fala, desastrada em termos políticos e administrativos, com o Governo. Obviamente ele não fará nem a metade do que disse na campanha, mas ao mudar ele irá perder o eleitorado que o elegeu. Ele não vai trazer os empregos de volta ( pois o desemprego está em baixa ), nem vai construir um muro ou vai isolar totalmente os EUA do mundo. Mas isso vai cobrar um preço a ele, mas agora que está eleito ele nem deve estar preocupado.

Deixo para terminar o mapa de como ficou a votação por Estados:


Nenhum comentário:

Postar um comentário