terça-feira, novembro 29

Tragédia com Chapecoense junta-se a outras com times do mundo inteiro

Fantástico time do Torino, penta-campeão italiano nos anos 40...
desapareceu quando o avião em que estavam se chocou contra a Basílica de Superga
O terrível acidente que dizimou o valente e simpático time da Chapecoense junta-se agora a uma lista de tragédias envolvendo times de futebol. Histórias tristes, marcadas por terrível dor e desespero. O avião da Lamia voava em velocidade abaixo da recomendada na hora da queda e as primeiras informações dão cona de que um problema elétrico seja a causa provável do pouso forçado que o piloto tentou, por isso a Aeronave não se despedaçou por completo. Além disso ele despejou o combustível fora pensando no pouso.

Trago agora uma lista as maiores tragédias aéreas envolvendo equipes esportivas:
  • 4 de Maio de 1949. Avião da Alitalia, que trazia de volta para casa o time do Tonino de Lisboa, com escala em Barcelona, colide contra a Basílica de Superga e mata todos a bordo. As condições visibilidade eram ruins com uma forte neblina. Como na época ainda não existia Caixa Preta ( que na verdade é Laranja ), apenas especulações a respeito das causas existem. O Torino, penta-campeão italiano era a base da Squadra Azzura, que desfalcada de 8 jogadores fez papelão no Brasil um ano depois. Além disso, durante oito a Seleção - e a maioria dos times italianos - não voaram. Usavam apenas trem e navios com trauma do ocorrido.
  • 6 de Fevereiro de 1958. O jovem e fantástico time do Manchester United voltava de uma partida pela Copa do Campeões em Belgrado contra o Estrela Vermelha, quando fez uma escala em Munique. As condições também era adversas: a neve. Depois de duas tentativas de decolar, na terceira veio a tragédia: o avião não consegue levantar voo e colide com o fim da pista. Saldo de 23 mortos e 19 feridos. Bobby Charlton receberia a extrema-unção duas vezes mas sobreviveria para vencer a Copa em 1966. Ele próprio diz que o colega Duncan Edwards seria melhor do que ele.
  • 26 de Setembro de 1969. Time boliviano do The Strongest desaparece em acidente aéreo, quando a Aeronave em que viajavam colidiu com uma Serra. Ao todo 74 pessoas morreram.
  • 13 de Outubro de 1972. Um avião da Força Aérea do Uruguai cai em cima da Cordilheira dos Andes matando ( na hora ou nas semanas seguintes ) 29 pessoas. Os passageiros eram um time de Rugby e seus familiares. Após não acharem os destroços, as buscas foram interrompidas e os sobreviventes ficaram sem suprimentos. A única opção era morrer de fome ou se alimentar dos falecidos. Fizeram a segunda opção e depois de mais de 02 meses do acidente, Nando Parrado e Roberto Cañeza andaram mais de 60km pelas gélidas montanhas, acharam um pastor de ovelhas e foram salvos junto com seu companheiros. Essa história virou livro e posteriormente um filme.
  • 08 de Dezembro de 1987. Avião com o time do Alianza Lima, do Perú, cai no Oceano, matando todos a bordo, exceto o piloto. A equipe voltava de uma partida na cidade de Pucallpa onde derrotara o Deportivo por 1x0. Após a tragédia o time recorreu a ídolos aposentados ( Cubillas como jogador e técnico ) e a alguns jogadores oferecidos por equipes sulamericanas, nenhuma Peruana. O time liderava o campeonato, mas ao fim perdeu para o Universitário.
  • 27 de Abril de 1993. A Seleção de Zâmbia fazia bom papel nas eliminatórias quando o avião que transportava a delegação caiu no Oceano Atlântico, perto de Libreville capital do Gabão, matando todos a bordo. O futebol do país jamais se recuperaria da tragédia.
  • 07 de Setembro de 2011. Acidente aéreo matou todos os jogadores do time russo de hóquei Lokomotiv Yaroslavl. Detalhe: na Rússia o Hóquei rivaliza em popularidade com o Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário