O cenário era ruim e sombrio: a Europa sob o domínio de Hitler e apenas a península ibérica e a Grã-Bretanha estavam livres, a rigor a Suíça também. Do lado leste Stálin - o sanguinário - começara a contra-ofensiva diante do exército nazista, que fora massacrado pelo frio em Stalingrado. O alto comando dos aliados ocidentais decidiu que era preciso fazer algo, ou quase toda Europa ficaria sob o comando Soviético.
Durante mais de 2 meses uma mega operação foi planejada para realizar o desembarque da maior força de guerra já vista na história. Foi mantida em total sigilo, mas existiam problemas sérios a transpor: o canal da mancha, o clima e ainda assim conseguir chegar em terra.
Tudo deu certo e os soldados chegaram na praia da Normandia. E dali para a frente a França foi libertada do julgo nazista e o mundo como o conhecemos hoje.
Sem a ação do dia 06 de Junho de 1944, a cortina de ferro teria ficado maior. Diversas nações livre hoje em dia teriam ficado em regimes ditatoriais, a própria Alemanha, a maior economia do continente seria uma. Foi a ação que hoje completa 70 anos que evitou isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário