Energia vai ficar ainda mais cara... |
O Banco Central divulgou a Ata da sua última reunião e um dos itens deve preocupar bastante todos os brasileiros: o BC acredita num aumento de 11,5% ainda neste ano. Convém dizer que a CELPE teve autorização recente para aumentar a tarifa em quase 18%.
Todos devem se lembrar de quando a Presidente Dilma anunciou com pompa e circunstância uma suposta redução da Conta de Energia. Pois bem, não só aquele aumento já foi engolido, como a tarifa está mais cara do que antes da "farsa" feita pelo Governo.
Claro e evidente que a culpa pelo aumento deriva de outras fontes, como do pesado ICMS que incide sobre a Tarifa e de outros impostos, alguns deles federais. Também entra na pesada conta o fato de estarmos usando as termoelétricas, que tem custo de produção maior que as hidroelétricas.
A verdade é uma só: passados 13 anos do apagão do fim do Governo FHC, ainda não temos segurança em nossa matriz energética. Quando os reservatórios baixam de capacidade, usamos as termoelétricas, e o brasileiro sente no bolso... E olhem que a atual presidente é quem manda no setor desde 2003. Dá para perceber que o sucesso dela é mais de mídia do que resultados práticos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário