segunda-feira, julho 12

Cuba vive revolta popular contra o Socialismo e sua Ditadura




A minha geração ( a dos anos 70 ) foi a primeira com mais de 10 anos da Revolução Socialista em Cuba, ou seja, consolidada. Ao longo dos anos 60 a percepção era de que em algum momento o sistema cederia ao embargo econômico imposto pelos EUA. Acontece que a União Soviética bancou a manutenção do Regime Castritsta. Bem, quando eu fiz 15 anos o Muro de Berlim caiu e em 2 anos a própria União Soviética ruiu. Logicamente, quando cheguei aos 18 anos parecia natural que a Democracia enfim chegaria em solo Cubano. Ledo engano...

Eu fiz 47 anos em Março e o Socialismo segue em vigor, produzindo os mesmos resultados de sempre: pobreza e fome. Mas porque um regime que não consegue manter-se de pé ainda está no poder? Porque até o fim dos anos 90 a quantidade de Cubanos que moravam nos EUA criou uma remessa massiva de dólares para a Ilha. E a partir de 2000 recebeu farta ajuda de Venezuela por meio de Governo de Hugo Chavez e da Rússia por meio de Vladimir Putin. E assim, as coisas ficaram um pouco equilibradas. 

O fato é que Cuba não tem como sobreviver com os próprios pés. E com a queda da Venezuela e que a Rússia não ajude tanto quanto antes, um dia a casa iria cair. E está caindo desde ontem, quando as pessoas foram as ruas cobrar por Democracia. E como em toda Ditadura - coisa que os partidos de esquerda sempre questionaram - a repressão está rolando. Com direito ao Governo clamando para que os defensores saiam às ruas para combater os "inimigos da revolução". Nada mais Ditatorial.

Além disso correm boatos de que a Venezuela estaria enviando Militares em aviões. Não temos como saber se é verdade, porque na Ditadura Venezuelana também não existe imprensa livre. Aliás, o Governo Cubano cortou o acesso à internet visando que as imagens não vazassem. obviamente não deu certo, porque os celulares via satélite burlam esta proibição e inexiste tecnologia em Cuba para bloqueá-los. Tudo feito do Socialismo.

Se o Regime Socialista cairá, não temos como saber. Mas resta claro que os ventos de liberdade chegaram na Ilha de onde pessoas preferem arriscar-se com os tubarões no Golfo do México a morarem num "paraíso". Paraíso este que eu sempre soube que jamais existiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário